terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tecnologia na Sociedade, na vida e na Escola – Reflexões iniciais.



Por: Jucileila Lima e Kátia Cilene

De acordo com a leitura do material “Tecnologia na Sociedade, na Vida e na Escola”, contido na Plataforma e-Proinfo, os novos conhecimentos e informações que despontam a todo momento nos dias de hoje, impõem por parte da sociedade atual e consequentemente do educador moderno, uma conexão muito maior com esta engrenagem, do que se necessitaria há alguns anos atrás, onde as informações chegavam em uma velocidade mais lenta e os conhecimentos mais refinados eram elitizados. Hoje, com o advento das TIC's, a demanda estudantil tornou-se muito mais exigente e seletiva diante do saber. A escola deve estar preparada para essa nova clientela e aos professores cabe a tarefa de manter-se constantemente atualizado, sob pena de ficar à margem da sociedade do conhecimento. Alguns educadores ainda tentam “heroicamente” resistir contra o progresso tecnológico temendo serem superados por ele, no entanto, o encorajamento diante do novo, deve vir em primeiro lugar, do raciocínio de que a humanidade pertence ao homem, único ser capaz de criar e recriar, e em segundo lugar, da certeza de que toda a tecnologia existente hoje, estando ela no universo da escola ou não – uma vez que nossos alunos são cidadãos globalizados e muito mais antenados que muitos de nós educadores no contexto desta interação – deve ser encarada como poderosa ferramenta para a mediação do conhecimento, trocando o cuspe e o giz (hoje, o pincel para quadro magnético) por instrumentos que certamente tornarão sua forma de mediar a aprendizagem muito mais dinâmica, prazerosa e significativa.


Referências Bibliográficas
1. Proinfo. 2. Tecnologia educacional. 3. Educação a distância. I. Prado, Maria Elisabette Brisola Brito. II. Almeida, Maria Elizabeth Biancocini de III. Título.

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