terça-feira, 11 de outubro de 2011

Webquest sobre projetos de Aprendizagens

Na proposta da atividade 1.6 visitei alguns sites que utilizam as tecnologias integradas a projetos de aprendizagem; analisando se a proposta está vinculada as tendências tradicionais da educação ou já entram no perfil de renovação dos ambientes de aprendizagem com os alunos como co-autores da própria aprendizagem, e o uso da metodologia de webquest nesse processo.
Nessa perspectiva, o projeto FUTURARTE sobre preservação do meio ambiente apresentado no link HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=11808 nos remete a apresentação de uma proposta de projeto de aprendizagem onde o aluno irá receber informações a respeito do tema “meio ambiente”, irá realizar uma pesquisa, ao meu olhar, muito abrangente, o que pode provocar perda de tempo e dispersão durante a mesma, o que mantém a postura tradicional de aprendizagem, pois apesar de propor o aluno como autor na produção da animação, não fomenta o questionamento e reflexão do aluno sobre a Preservação do Meio Ambiente que é o tema central do projeto, desta forma, não utilizando também, a metodologia de webquest, que trás essa forma de reflexão para o aluno utilizando ferramentas da web para uma pesquisa mais direcionada.
Na mesma linha do projeto anterior, o projeto Escola Viva – Meio Ambiente, disponibilizado no link HTTP://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14095 não se inseriu na proposta de utilização das tecnologias, no processo de aprendizagem, pelo aluno, mostrando apenas o passo a passo da realização do projeto. O que vejo é a postagem de um projeto, que ainda apresenta o aluno como receptor de informação e não utiliza as tecnologias na proposta das webquest, com o aluno ativo na construção do conhecimento.
Já no projeto AMORA http://amora.cap.ufrgs.br/projetos observamos a utilização das tecnologias e ferramentas da web pelo aluno com acompanhamento direto do professor. As tecnologias estão integradas no tratamento dado as informações, por alunos e professores. A dinâmica utilizada pelo professor nessa proposta determina a atuação do aluno no processo de aprendizagem, em projetos investigativos, numa proposta de iniciação científica muito interessante, onde podemos perceber um verdadeiro exercício de reflexão por parte do aluno.
O blog http://quartaseriemargaridapardelhas.blogspot.com/ é uma apresentação/publicação dos projetos desenvolvidos pela escola, demonstra que os alunos desenvolveram o projeto através de pesquisas na web, alguns indicam as referências com hiperlinks. A proposta de certezas provisórias e dúvidas e hipóteses com respectiva conclusão a respeito das mesmas demonstra que alunos foram sugestionados a problematizar o tema e buscar respostas.
O trabalho divulgado no blog http://cleonicefagundes.pbworks.com/w/page/10374056/FrontPage , dentro das propostas pesquisadas, é a que integra a metodologia de webquest ao projeto de forma simples, o que possibilita a introdução da investigação na aprendizagem do aluno com o uso das tecnologias.
Trabalhar com projetos de aprendizagem integrando a estes o uso das tecnologias é uma proposta de grande valia na educação. Mas não podemos esquecer que, enquanto professores temos obstáculos a transpor na superação do modelo tradicional de aprendizagem, onde o professor transmite e o aluno recebe a informação. E, assim, não se pode crer que estruturar um projeto utilizando tecnologias, sem modificar o papel do aluno no processo, é apenas maquiar o velho jeito de ensinar.
Para formar o aluno e transformá-lo em cidadão da sociedade da informação é preciso inseri-lo com olhar crítico nesse turbilhão de informação, ensinando-o a dar o tratamento adequado a esta informação (identificar – compreender - interpretar – refletir – expressar-se sobre a mesma), tratamento este que se estende a utilização das tecnologias no processo de aprendizagem, já que é fato que muitos estudantes estão se utilizando de tecnologias e da web de maneira imprópria.
Gostamos muito das propostas de projeto apreciadas, não tirando o mérito de nenhuma delas, pois, inseridas ou não, nas inovações, já demonstram interesse dos professores em estar atualizados, em mudar o perfil da educação. A análise destes projetos foi interessante para diferenciar e entender a utilização das tecnologias em diferentes propostas de trabalho.


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