terça-feira, 11 de outubro de 2011

Diário de Bordo


DIÁRIO DE BORDO
(26/08/2011)
Anotação aluno: A aprendizagem ao longo da vida é possível graças a necessidade que o ser humano tem de buscar e aperfeiçoar conhecimentos. Mas essa aprendizagem necessita de ambiente apropriado, de um mediador e principalmente do aprendiz, que deve aprender a aprender e continuar aprendendo após a educação escolar. Segundo Piaget as pessoas têm a capacidade de transmitir cultura e valores que a sociedade tem acumulado... Os seres humanos são a única espécie capaz de acumular cultura e valores e dedica um enorme esforço em passá-lo para outros elementos da comunidade. Por isso acredito que mesmo diante de tanta dificuldade eu, como eterna aprendiz, sou capaz de me enquadrar neste contexto.

(04/09/2011)
Anotação aluno: "As sereias do ensino eletrônico", segundo Blikstein e Zuffo, são os "encantos" e desilusões que a tecnologia trouxe a várias áreas. Na educação, apesar de ser algo positivo, o seu uso tem sido como forma de repassar conteúdo através de mídias. Defendem que as tecnologias deveriam ser utilizadas como instrumento de liberdade para o ser humano. "Portanto não basta introduzir tecnologias - é fundamental pensar em como seu uso pode efetivamente desafiar as estruturas existentes em vez de reforça-las". Blikstein e Zuffo, nos levam a refletir sobre o uso das tecnologias na escola, que certamente são cheios de regras e restrições e isso faz com que os alunos não se sintam livres para procurar e acrescentar conhecimento para sua vida profissional. Segundo o economista e professor José Pastore, para não perder a corrida, os trabalhadores têm que ser bem educados e superar a inteligência da máquina. O novo mundo do trabalho não será benevolente com os incapazes e os preguiçosos. À juventude só resta se preparar adequadamente. Aos mais velhos, utilizar-se no que é possível. Aos governos, providenciar novas instituições e melhor educação. E digo mais, e aos educadores repensar sua prática de ensino...

(04/09/2011)Anotação aluno: Como o professor pode desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias disponíveis na escola em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente? Como o professor pode criar uma situação de aprendizagem com o uso de tecnologias, que seja significativa? O professor deve proporcionar aos alunos o direito de construir seu "próprio ponto de vista, sua verdade particular a partir de tantas verdades parciais". Ou, como diz Morin (2001, p. 76), "Conhecer e pensar não significa chegar à verdade absolutamente certa, mas sim dialogar com a incerteza". A aprendizagem significativa para o aluno deve ser baseada em situações cotidianas, profissionais... E levá-lo a ter consciência da importância do conhecimento para a vida. Mostrando que eles podem através das tecnologias adquirirem conhecimento sem estarem sendo ensinados, mas porque estão construindo conhecimento... Acredito que o meu papel enquanto educadora é promover o desenvolvimento de habilidades de aprendizagem que auxiliem os alunos a aprenderem a aprender...
(10/09/2011)Anotação aluno: "O uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica" Os recursos tecnológicas podem ser usados na escola para repassar conteúdos, despertar atenção, faz a aula ficar mais dinâmica e participativa; mas temos que ter atenção na desvantagem; onde os alunos desviam o foco do conhecimento. Já que estão diante de um mundo de informações. Cabe ao educador, conscientizá-los sobre o poder que a Internet tem em transmitir informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário