segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Planejamento e execução de atividade


TIVIDADE 3.2 – Planeje e execute uma atividade junto aos seus alunos, visando aprimoramento da interação.
Escola Gonçalves Dias
Roteiro de atividade para o 4º bimestre
Disciplina: Língua portuguesa
Início: 03/10 a 11/11
Turmas envolvidas: 7ª séries do Ensino Fundamental
Aulas semanais: 02
Tema: Meio Ambiente: Nosso Meio
Subtema: O consumismo e a produção de lixo; Aquecimento global; Desmatamento no Brasil; Espécies em extinção; Água: bem de todos.
Proposta: desenvolver a exposição em forma de seminário.
1ª Semana: Orientação sobre as pesquisas; dividir a turma em equipes; e sorteio dos assuntos.
Objetivo: fazer a utilização do computador com internet para a realização da pesquisa.
2ª Semana: Continuar a pesquisa e fazer tomadas de notas.
Objetivo: fazer com que os alunos tomem nota, resumam ou produzam textos verbais e não verbais que possam ser úteis para a exposição.
3ª Semana: Seleção e organização de informações e recursos materiais.
Objetivo: Selecionar e organizar as informações, tendo em vista os seguintes aspectos da exposição:
  • Como introduzir, desenvolver e concluir a exposição;
  • Quais subtemas serão abordados no desenvolvimento;
  • Quais exemplos ou apoios (gráficos, dados estatísticos) serão utilizados para fundamentar a exposição;
  • Que materiais e recursos audiovisuais serão utilizados.
4ª Semana: produção de roteiro e esquema
Objetivo: produzir um roteiro que permita visualizar não apenas a informação, mas também a sequência da apresentação.
5ª Semana: Ensaios; sequência e andamento da exposição.
Objetivo: Cronometrar o tempo e fazer com que o apresentador sinta-se mais seguro.
6ª Semana: Apresentação do seminário.
Objetivo: Avaliar a postura do apresentador; uso da linguagem; recursos utilizados; desenvoltura e domínio do conteúdo.
Mídias utilizadas: computador, internet, DVD, Datashow.

Relato de experiências
Por: Jucileila Lima
Escolhemos o tema “Meio Ambiente; Nosso meio”, sendo que este já estava sendo executado como atividade avaliativa do 4º bimestre nas turmas de 7ª série. Assim, este é um relato de uma ação já iniciada antes da proposta do curso.
Desenvolvemos a atividade em várias etapas, no total de seis semanas, com duas aulas semanais dedicadas ao desenvolvimento deste projeto, como está exposto no plano de aula acima.
No primeiro momento tivemos algumas divergências, como a divisão da equipe, pois usamos como estratégias, a utilização dos alunos que se destacaram no decorrer dos bimestres como líderes e esses escolheram seus componentes; mas isso não foi nada fácil, pois para isso tive que separar as “inseparáveis amigas”, que não aceitavam a ideia. Para tentar amenizar a situação disse que se tratava de um desafio para elas, já que o nosso objetivo era ajudar os demais colegas da turma a desenvolverem um bom trabalho.
Após amenizar uma situação, surge outra, quando informei que era necessário fazer o registro com fotos e vídeos, alguns alunos imediatamente se recusaram a ser fotografados ou filmados, mesmo explicando que seus rostos não iriam aparecer nas fotos e que a filmagem era necessária para a avaliação e outo-avaliação do desempenho de cada um, infelizmente meus argumentos não foram suficientes.
Passada a tempestade, começamos a pesquisar os subtemas propostos. Foram utilizados computadores com internet, assim como celular com acesso à internet. Só para registrar, os computadores e os celulares utilizados eram dos alunos e para os alunos que não possuíam esses recursos, levamos computador e modem, de uso pessoal, e os chamamos para fazerem a pesquisa.
A escola possui LIED, mas infelizmente não temos acesso à internet e sempre está fechado, por isso, surge outra dificuldade na hora de montar os slides para a apresentação, ou porque não sabiam fazer ou porque não tinham o recurso. Eis que surge uma voluntária que ajuda as outras equipes a elaborar os slides.
Percebi que para eles a utilização das mídias era algo novo, já que nunca haviam feito esse processo de pesquisa dentro da sala de aula e isso possibilitou a eles um acesso a um mundo de conhecimentos que muitos ainda não sabiam que existia. Tiveram acesso a muitas informações, vídeos e imagens. E sempre nos preocupando em orientá-los para o cuidado na hora de escolher a fonte de pesquisa, já que nem tudo que esta na rede é aproveitável.
Apesar das dificuldades conseguimos atingir nossos objetivos, que era a produção do conhecimento e possibilitar experiências novas com a utilização das mídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário