segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"Contextualizando a mudança: da teoria a prática"


Atividade 3.1
Contextualizando a mudança: da teoria a prática
  1. Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades?

Sim, costumo desenvolver o diálogo com meus alunos e isso ocorre frequentemente, ouço suas ideias, dúvidas e curiosidades. E admito que fazer isso nem sempre é fácil, pois às vezes atrapalha o desenvolvimento do conteúdo e é difícil administrar o tempo e o barulho, já que todos querem falar; mas ao mesmo tempo, sinto-me útil em poder ajudá-los à compreender, ou mesmo a desvendar assuntos que para eles parecem obscuros.

  1. Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?

E como estratégia, procuro utilizar textos, músicas, entre outros, ou mesmo, filmes que abordem assuntos interessantes ou polêmicos; faço leitura com o auxílio da turma e logo depois os levo a uma reflexão sobre o tema; já com o filme faço a reflexão no momento em que achar necessário. Dessa forma há uma participação efetiva da turma, seja com respostas ou mesmo com questionamentos.

  1. De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
As tecnologias podem auxiliam no momento em que é necessária a utilização de recursos como a TV, DVD, micro system, Datashow, Computador com acesso a internet (para pesquisar textos, que ajudem na prática em sala de aula...), etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário