Atividade
3.1
Contextualizando
a mudança: da teoria a prática
- Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades?
Sim,
costumo desenvolver o diálogo com meus alunos e isso ocorre
frequentemente, ouço suas ideias, dúvidas e curiosidades. E admito
que fazer isso nem sempre é fácil, pois às vezes atrapalha o
desenvolvimento do conteúdo e é difícil administrar o tempo e o
barulho, já que todos querem falar; mas ao mesmo tempo, sinto-me
útil em poder ajudá-los à compreender, ou mesmo a desvendar
assuntos que para eles parecem obscuros.
- Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?
E
como estratégia, procuro utilizar textos, músicas, entre outros, ou
mesmo, filmes que abordem assuntos interessantes ou polêmicos; faço
leitura com o auxílio da turma e logo depois os levo a uma reflexão
sobre o tema; já com o filme faço a reflexão no momento em que
achar necessário. Dessa forma há uma participação efetiva da
turma, seja com respostas ou mesmo com questionamentos.
- De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
As
tecnologias podem auxiliam no momento em que é necessária a
utilização de recursos como a TV, DVD, micro system, Datashow,
Computador com acesso a internet (para pesquisar textos, que ajudem
na prática em sala de aula...), etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário