terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATIVIDADE 1 - Oficina de Blog (NTE)

O Uso das Tic's
 
O uso das Tic's, tecnologias da informação e comunicação, na sala de aula é um desafio, pois muitos não estão preparados, inclusive a própria escola; já que muitas ainda não possuem LIED.
E mais desafiador ainda, é o medo que sentimos diante de tanta tecnologia, parece que temos medo de sermos substituídos por elas...
Então a solução é nos aliarmos a elas e torná-las acessórios indispensáveis na construção de conhecimentos dos nossos alunos...

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"Relato de Projetos"


Atividade 3-4 - Desenvolvimento de projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo"
Relato de projetos de trabalho”
Olá Colegas, o projeto a que me propus trata de um assunto muito discutido no momento, Meio Ambiente: Nosso Meio, que estamos executando em turmas de 7ª série do ensino fundamental, na Escola Estadual Gonçalves Dias. No primeiro momento foi dada a orientação, fontes de pesquisas (sites), divisão das equipes, elaboração de slides, produção de texto escrito, revisão dos textos, ensaios para a apresentação, tira dúvidas, orientação sobre a postura do apresentador, e finalmente a apresentação do seminário. Lembrando que contei com a colaboração de colegas de outras disciplinas na hora da avaliação, sendo que um dos objetivos era trabalhar a interdisciplinaridade.
A experiência foi desafiadora, já que a escola não possui um LIED ativo, estamos sem internet e está reduzido a 9 computadores instalados (é o que o espaço físico nos permiti), por falta da Internet. Mas quando se quer, se dá um jeito, propus aos meus alunos que trouxessem notebook, modem, celular com acesso, também levei meus recursos e assim fomos vencendo mais esse desafio; claro que nem todos possuem, mas eis que surge o companheirismo entre eles, pois quem possuía ajudou aos outros. Já na montagem dos Slides surge outro desafio, pois poucos sabiam utilizar essa ferramenta, eis que surge novamente a união da turma e os que sabiam ajudaram os colegas.
Finalmente a apresentação, no primeiro dia surgiram algumas dificuldades, como o uso do data-show, etc... Mas como “somos brasileiros e não desistimos nunca” fomos a diante e inicializaram as apresentações, infelizmente alguns alunos, mesmo depois de um mês para se prepararem, não apresentaram. Sendo que imprevistos acontecem, não nos deixamos abalar. E no final graças a Deus tudo deu certo. Ufa! Conseguimos vencer mais esse desafio.
Consultem meu blog para verem o plano de aula. Obrigada. Por Jucileila Lima

Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo


ATIVIDADE 3.3 – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo.
Escola Gonçalves Dias
Professora Cursista: Jucileila Lima
Atividade 3 – Unidade III – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo.
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC’S.

PLANO DE AULA
Série: 7ª
Tempo de aula: 02 h/a por semana no total de cinco semanas.
Conteúdo: uso das tecnologias no seminário: Meio Ambiente: Nosso Meio.
Objetivo Geral: Conscientizar e orientar sobre a utilização das mídias como recurso de aprendizagem.
Objetivo Específico: utilizar os recursos como apoio na construção da aprendizagem e na exposição.
Metodologia: A pesquisa será realizada na sala com o uso de computadores e celulares com acesso a internet e após a tomada de notas a produção dos slides para a apresentação do seminário. Como sugestão, pedi que inserissem fotos ou vídeos relacionados ao tema e subtemas.
Avaliação: Será avaliado o interesse, a participação na elaboração do conteúdo, assim como na montagem dos slides e apresentação.

Planejamento e execução de atividade


TIVIDADE 3.2 – Planeje e execute uma atividade junto aos seus alunos, visando aprimoramento da interação.
Escola Gonçalves Dias
Roteiro de atividade para o 4º bimestre
Disciplina: Língua portuguesa
Início: 03/10 a 11/11
Turmas envolvidas: 7ª séries do Ensino Fundamental
Aulas semanais: 02
Tema: Meio Ambiente: Nosso Meio
Subtema: O consumismo e a produção de lixo; Aquecimento global; Desmatamento no Brasil; Espécies em extinção; Água: bem de todos.
Proposta: desenvolver a exposição em forma de seminário.
1ª Semana: Orientação sobre as pesquisas; dividir a turma em equipes; e sorteio dos assuntos.
Objetivo: fazer a utilização do computador com internet para a realização da pesquisa.
2ª Semana: Continuar a pesquisa e fazer tomadas de notas.
Objetivo: fazer com que os alunos tomem nota, resumam ou produzam textos verbais e não verbais que possam ser úteis para a exposição.
3ª Semana: Seleção e organização de informações e recursos materiais.
Objetivo: Selecionar e organizar as informações, tendo em vista os seguintes aspectos da exposição:
  • Como introduzir, desenvolver e concluir a exposição;
  • Quais subtemas serão abordados no desenvolvimento;
  • Quais exemplos ou apoios (gráficos, dados estatísticos) serão utilizados para fundamentar a exposição;
  • Que materiais e recursos audiovisuais serão utilizados.
4ª Semana: produção de roteiro e esquema
Objetivo: produzir um roteiro que permita visualizar não apenas a informação, mas também a sequência da apresentação.
5ª Semana: Ensaios; sequência e andamento da exposição.
Objetivo: Cronometrar o tempo e fazer com que o apresentador sinta-se mais seguro.
6ª Semana: Apresentação do seminário.
Objetivo: Avaliar a postura do apresentador; uso da linguagem; recursos utilizados; desenvoltura e domínio do conteúdo.
Mídias utilizadas: computador, internet, DVD, Datashow.

Relato de experiências
Por: Jucileila Lima
Escolhemos o tema “Meio Ambiente; Nosso meio”, sendo que este já estava sendo executado como atividade avaliativa do 4º bimestre nas turmas de 7ª série. Assim, este é um relato de uma ação já iniciada antes da proposta do curso.
Desenvolvemos a atividade em várias etapas, no total de seis semanas, com duas aulas semanais dedicadas ao desenvolvimento deste projeto, como está exposto no plano de aula acima.
No primeiro momento tivemos algumas divergências, como a divisão da equipe, pois usamos como estratégias, a utilização dos alunos que se destacaram no decorrer dos bimestres como líderes e esses escolheram seus componentes; mas isso não foi nada fácil, pois para isso tive que separar as “inseparáveis amigas”, que não aceitavam a ideia. Para tentar amenizar a situação disse que se tratava de um desafio para elas, já que o nosso objetivo era ajudar os demais colegas da turma a desenvolverem um bom trabalho.
Após amenizar uma situação, surge outra, quando informei que era necessário fazer o registro com fotos e vídeos, alguns alunos imediatamente se recusaram a ser fotografados ou filmados, mesmo explicando que seus rostos não iriam aparecer nas fotos e que a filmagem era necessária para a avaliação e outo-avaliação do desempenho de cada um, infelizmente meus argumentos não foram suficientes.
Passada a tempestade, começamos a pesquisar os subtemas propostos. Foram utilizados computadores com internet, assim como celular com acesso à internet. Só para registrar, os computadores e os celulares utilizados eram dos alunos e para os alunos que não possuíam esses recursos, levamos computador e modem, de uso pessoal, e os chamamos para fazerem a pesquisa.
A escola possui LIED, mas infelizmente não temos acesso à internet e sempre está fechado, por isso, surge outra dificuldade na hora de montar os slides para a apresentação, ou porque não sabiam fazer ou porque não tinham o recurso. Eis que surge uma voluntária que ajuda as outras equipes a elaborar os slides.
Percebi que para eles a utilização das mídias era algo novo, já que nunca haviam feito esse processo de pesquisa dentro da sala de aula e isso possibilitou a eles um acesso a um mundo de conhecimentos que muitos ainda não sabiam que existia. Tiveram acesso a muitas informações, vídeos e imagens. E sempre nos preocupando em orientá-los para o cuidado na hora de escolher a fonte de pesquisa, já que nem tudo que esta na rede é aproveitável.
Apesar das dificuldades conseguimos atingir nossos objetivos, que era a produção do conhecimento e possibilitar experiências novas com a utilização das mídias.

"Contextualizando a mudança: da teoria a prática"


Atividade 3.1
Contextualizando a mudança: da teoria a prática
  1. Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades?

Sim, costumo desenvolver o diálogo com meus alunos e isso ocorre frequentemente, ouço suas ideias, dúvidas e curiosidades. E admito que fazer isso nem sempre é fácil, pois às vezes atrapalha o desenvolvimento do conteúdo e é difícil administrar o tempo e o barulho, já que todos querem falar; mas ao mesmo tempo, sinto-me útil em poder ajudá-los à compreender, ou mesmo a desvendar assuntos que para eles parecem obscuros.

  1. Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo?

E como estratégia, procuro utilizar textos, músicas, entre outros, ou mesmo, filmes que abordem assuntos interessantes ou polêmicos; faço leitura com o auxílio da turma e logo depois os levo a uma reflexão sobre o tema; já com o filme faço a reflexão no momento em que achar necessário. Dessa forma há uma participação efetiva da turma, seja com respostas ou mesmo com questionamentos.

  1. De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
As tecnologias podem auxiliam no momento em que é necessária a utilização de recursos como a TV, DVD, micro system, Datashow, Computador com acesso a internet (para pesquisar textos, que ajudem na prática em sala de aula...), etc.

Projeto Escolar