Atividade 4.2 – Mídia-educação
No
texto Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos
trabalhos realizados nas escolas de ensino Fundamental em
Florianópolis, de Sílvio da Costa Pereira; Conseguimos destacar
alguns aspectos que consideramos importantes para o trabalho com
mídias, como por exemplo, o fato de que “não há mídia que não
possa ser usada na escola. Posto que, estão no mundo, e que são
usadas no espaço extraescolar por alunos e professores, deveria ser
do interesse da escola usá-las ou refletir junto aos alunos sobre o
modo como as usamos. A integração entre a tecnologia de informação
e comunicação (TICs) e a educação deve se dar em duas dimensões
indissociáveis: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo.
Buckingham alerta para uma terceira dimensão fundamental do
trabalho: o uso como veículo de expressão. “ Ao enfatizar o
desenvolvimento da criatividade dos jovens e sua participação na
produção de mídia os mídia-educadores estão habilitando suas
vozes a se fazerem ouvidas” (BUCKINGHAM, 2003, p.14). Essa é uma
perspectiva de formação para a cidadania do século 21, porque os
jovens precisam não só aprender a ler, mas também a ‘escrever’
através dos meios de comunicação de seu tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário