segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mídia-educação

Atividade 4.2 – Mídia-educação

No texto Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino Fundamental em Florianópolis, de Sílvio da Costa Pereira; Conseguimos destacar alguns aspectos que consideramos importantes para o trabalho com mídias, como por exemplo, o fato de que “não há mídia que não possa ser usada na escola. Posto que, estão no mundo, e que são usadas no espaço extraescolar por alunos e professores, deveria ser do interesse da escola usá-las ou refletir junto aos alunos sobre o modo como as usamos. A integração entre a tecnologia de informação e comunicação (TICs) e a educação deve se dar em duas dimensões indissociáveis: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Buckingham alerta para uma terceira dimensão fundamental do trabalho: o uso como veículo de expressão. “ Ao enfatizar o desenvolvimento da criatividade dos jovens e sua participação na produção de mídia os mídia-educadores estão habilitando suas vozes a se fazerem ouvidas” (BUCKINGHAM, 2003, p.14). Essa é uma perspectiva de formação para a cidadania do século 21, porque os jovens precisam não só aprender a ler, mas também a ‘escrever’ através dos meios de comunicação de seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário