segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mídia-educação

Atividade 4.2 – Mídia-educação

No texto Mídia-Educação no contexto escolar: mapeamento crítico dos trabalhos realizados nas escolas de ensino Fundamental em Florianópolis, de Sílvio da Costa Pereira; Conseguimos destacar alguns aspectos que consideramos importantes para o trabalho com mídias, como por exemplo, o fato de que “não há mídia que não possa ser usada na escola. Posto que, estão no mundo, e que são usadas no espaço extraescolar por alunos e professores, deveria ser do interesse da escola usá-las ou refletir junto aos alunos sobre o modo como as usamos. A integração entre a tecnologia de informação e comunicação (TICs) e a educação deve se dar em duas dimensões indissociáveis: como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Buckingham alerta para uma terceira dimensão fundamental do trabalho: o uso como veículo de expressão. “ Ao enfatizar o desenvolvimento da criatividade dos jovens e sua participação na produção de mídia os mídia-educadores estão habilitando suas vozes a se fazerem ouvidas” (BUCKINGHAM, 2003, p.14). Essa é uma perspectiva de formação para a cidadania do século 21, porque os jovens precisam não só aprender a ler, mas também a ‘escrever’ através dos meios de comunicação de seu tempo.

Conhecendo objetos em multimídia


GOVERNO DO ESTADO DO AMAPÁ
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE - Marco Zero
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
CURSO: 100 HORAS. 100h - UNIDADE IV
Profa.: Rosilma Lobato Pinheiro
Professor (a) Cursista: Jucileila Lima
TEMA: Reflexão SUBTEMA: Vídeos
MACAPÁ-AP, 03 de dezembro de 2011.
CONHECENDO OBJETOS EM MULTIMÍDIA


Ao assistirmos as produções de vídeos, sugeridas nesta atividade, concluímos que as multimídias tiveram um papel muito importante no registro desses acontecimentos. Assim podemos perceber a influência que as multimídias têm sobre a nossa vida diária, seja ela pessoal (com registros familiares) ou profissional (com registros de produções de conhecimentos...).
A primeira produção é o vídeo “Bloco do Passo: Saltos no Tempo”, que é uma obra que não lança mão de qualquer tecnologia em sua execução. Sendo um trabalho muito criativo, que possibilitou ao aluno uma participação ativa no aprendizado de noções de tempo e espaço na música.
O segundo vídeo é a entrevista com o professor Lucas Ciavatta, autor de o “Passo”, que dialoga sobre como se deu a criação da obra e por que fez a partitura dessa forma e a metodologia que utilizou para trabalhar desde a dificuldade de aprendizagem até o equilíbrio entre corpo e a mente dos seus alunos.
Assim podemos destacar como aprendizagem, competências ou saberes:
  • capacidade de compreender o desenvolvimento de um projeto complexo por inteiro, tendo, cada um, a visão do todo e sabendo como sua parte integra este todo;
  • capacidade de trabalho em cooperação;
  • capacidade de atuar de forma interdependente na execução de sua tarefa, o que leva ao desenvolvimento de autonomia;
  • domínio de processos básicos, tais como a expressão escrita, planejamento, capacidade de análise, avalição e organização...;
  • ampliação da autonomia intelectual e da autoestima.


REFERÊNCIAS:
Alberto José da Costa; Maria Elisabette Brisola Brito Prado; Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.